Economia

Produção de veículos no Brasil recua 4,8% no primeiro bimestre de 2021

Written by admin

De acordo com matéria publicada no portal Bahia.ba, a produção de veículos no Brasil caiu 3,5% nos dois primeiros meses de 2021, em comparação ao mesmo período de 2020. Segundo a publicação, entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus, 197 mil veículos foram montados em fevereiro o volume mais baixo dos últimos sete meses. Frente a janeiro, a produção caiu 1,3%, levando o volume acumulado no primeiro bimestre para 396,7 mil unidades, praticamente no mesmo nível (alta de 0,2%) dos dois primeiros meses do ano passado.

Em produção operando em ritmo menor nas fábricas, o estoque de veículos está em um patamar considerado baixo, suficiente para 18 dias de vendas, cenário que também impactou no nível de comercialização. Como faltam alguns modelos nas concessionárias, as vendas de fevereiro tiveram queda de 16,7% na comparação com o segundo mês de 2020, para 167,4 mil veículos. Foi o pior fevereiro em vendas desde 2018.

O baixo índice reflete a dificuldade de abastecimento de peças nas linhas, agravada agora pela escassez global de componentes eletrônicos. O encerramento em algumas plantas, como na Ford também reduziu o ritmo na indústria brasileira.

De acordo com o Estadão, foram abertas 1,3 mil vagas de trabalho nas montadoras em fevereiro -sobretudo em contratações temporárias na indústria de caminhões.

About the author

admin

Leave a Comment